Aluno da Educação a Distância conquista a maior nota nacional no Enade

O instrutor e consultor na área de calçados, Antônio Edijalma Rocha Junior, aluno do curso a distância de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial do Grupo Educacional UNINTER (Fatec Internacional), do Polo de Apoio Presencial de Jaú – SP, teve a maior nota no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Ao todo, alunos de mais de 40 instituições de educação presencial e a distância (Privada, Pública e Federal), realizaram o exame.

Com a nota de 80,3, Rocha Junior conseguiu a maior pontuação nacional, a média foi 45. “O Enade faz sorteios entre alunos iniciantes e concluintes para a realização da prova e, quando fui escolhido, soube somente com três meses de antecedência. Tive uma preparação muito boa pela faculdade. Esse resultado mostra que a educação, seja ela presencial ou a distância, traz resultados quando é bem executada”, explica.

O histórico com o resultado da média nacional, estadual e particular é enviado diretamente ao aluno. Após receber o histórico, Rocha Junior entrou em contato com a Faculdade para saber a documentação necessária para solicitar bolsa de estudos. “Fui até o meu Polo de Apoio Presencial para dar entrada no pedido de bolsa. Agora, pretendo cursar uma pós-graduação em Engenharia da Produção, com duração de um ano, também a distância, pelo UNINTER”.

Anúncios

21 Respostas

  1. Olá,

    penso que além de auxiliar o aluno que dispõe de pouco tempo para se dedicar a alguma disciplina, a EAD possibilita que pessoas como este senhor do artigo, retomem antigos desejos e sonhos.

    ATT.
    Paula Braga

  2. Esta reportagem mostra que a dedicação nos estudos resulta em benefícios e conquistas ao longo de uma vida. Seja de que forma a pessoa busque um aperfeiçoamento o importante nos estudos é que haja uma dedicação ao longo do processo de aprendizagem.

  3. Em relação a EAD, acredito ser uma forma de aprendizagem mais coerente com a situação de um verdadeiro educando a nível superior o de pós graduação, pois facilita a adaptação do dia-a-dia, as funções trabalho-comodidade versos ocupação, lembrado sempre que em se tratando de EAD a maior responsabilidade recai sobre o educando, sendo este provedor de seu conhecimento, claro não abrindo mão da orientação de seus tutores.
    O aluno, Antônio Edijalma Rocha Junior, merece os bônus de sua colocação, pois, por mérito seu e claro de seus tutores pode obter as notas tiradas, demonstrado assim sua dedicação aos estudos e sabedor da disposição de seu tempo para estudos.
    Espero saber valorizar meu tempo e poder aproveitar ao máximo os conhecimentos que esta modalidade de ensino venha a me proporcionar.

    • Acredito em EAD e acredito que o aluno em referência no texto é um vencedor, pois, da forma que lhe foi possível, conseguiu realizar seu projeto de vida, ou seja, deu o primeiro passo em direção a uma profissão.
      Penso que EAD respeita o ritmo de aprender de cada aluno, já que ele é visto como o centro do processo e sujeito ativo de sua formação.
      Possibilita, ainda, a permanência do aluno em seu ambiente profissional e familiar.

  4. Algumas pessoas acham que a educação a distância não tem valor. Porém a educação, seja ela a distância ou presencial, será bem feita de acordo com a dedicação do aluno. O esforço para alcançar o sucesso é todo do aluno, e não da instituição ou da forma como é feita.

  5. Em relação ao ensino a distância, ao meu ver o que importa é verificar se o programa tem qualidade do mesmo moda que se dá a escolha por uma faculdade precencial é preciso verificar se os tutores e professores são qualificados, e o material didático oferecido ao aluno são rico e bem produzido e o mais importante feedback do tutor com o aluno. O
    aluno citado na reportagem com certeza teve o feedback do seu tutor e suporte e também a sua dedicação, esforço, responsabilidade nos envios das atividades pedidas pelos tutures

  6. com certeza esse aluno citado na reportagem teve tutores qualificados e material didático rico e bem produzido, o feedback entre eles que é muito importante. O aluno Antônio Edijalma Rocha Junior merece essa conquista pelo seu empenho,dedicação, responsabilidade, organização e proatividade

  7. Olá Pessoal,
    acredito que o EAD proporciona para o estudante a oportunidade de se dedicar à formação dentro das possibilidades do cotidiano.
    A formação de qualidade é inerente a uma boa organização e dedicação. O auxílio presente de professores e tutores contribui ativamente para uma formação integral.

    À disposição,
    Matheus Kaiser

  8. Acredito que o mérito do desempenho do aluno é tanto próprio quanto da instituição. A Instituição de EAD proporcionou para o aluno a oportunidade de estudo e crescimento dentro do seu limite cotidiano e o aluno por sua vez dedicou o tempo que tinha disponivel aos estudos da melhor maneira possivel para obter sucesso.

  9. Penso que o maior exemplo de competência e determinação está de fato nas ações, que isoladamente decidimos tomar. Fazer o curso foi um objetivo traçado e assumir a responsabilidade de ser competente é, sobretudo, um desafio pessoal. Logo, entendo que esse texto é muito oportuno e apropriado para quem está iniciando agora uma jornada como a nossa. Boa sorte e que Deus nos ajude a todos.

  10. Penso que aí está, de forma bem clara o maior exemplo incentivador para nós que iniciamos agora esse “percurso”. De fato, a decisão de eficiência e eficácia, está diretamente ligado ao nível de compromisso que cada um assume quando faz as opções de vida. Nesse caso, certamente muito bem subsidiado pela teoria, esse rapaz se determinou a “semear as melhores sementes, e a prova foi a melhor colheita”. Que os melhores ventos nos guiem ao sucesso e ao orgulho de ter feito o melhor ao final do processo.

  11. A EAD é uma possibilidade que até há pouco tempo eu não consideraria. Na verdade nunca havia tido a curiosidade de ver como funciona. Quando conheci, o interesse foi imediato pois veio ao encontro das minhas necessidades. Professores, como eu, convivem frequentemente com alunos que estão apenas de corpo presente… e o resto está muito longe.
    Provavelmente seja essa a grande vantagem da EAD e talvez tenha sido esse o trunfo do nosso colega mencionado na reportagem.
    Poder gerenciar nosso tempo é uma grande vantagem… e enorme responsabilidade.

  12. A EAD possibilita um gerenciamento do próprio tempo e da aprendizagem e isso exige do aluno que se propõe a submeter-se a essa modalidade de ensino um cuidado e disciplina redobrada.

    • Penso que a Educação a Distância é uma forma cada vez mais ligitimada de educação. Isso fica claro nesta reportagem. Esse aluno se esforçou e foi dono de sua autonomia, dessa forma provou que a educação ela permeia todos os espaços e depende do aluno buscar meios de aprender.

  13. A reportagem mostra que não importa o ambiente em que você está, se presencial ou virtual, o interesse está em quem procura o conhecimento e a determinação em alcançar o objetivo.

  14. A EAD dispõe de flexibilidade para o aluno administrar seu tempo e tirar suas duvidas não perdendo o foco das atividades e tendo um bom aproveitamento das aulas.

  15. Penso que como dizia Paulo Freire: “ninguém é dono da autonomia de ninguém”. Sendo assim este Estudante provou que é autonomo e independente de ter uma sala de aula física, pode-se fazer a diferença e inclusive ter mecanismos melhores que uma sala de aula. Isso só prova que não se deve ter nenhum preconceito com alunos que se dedicam a uma educação a distância, pois esta também se legitima como espaço para aprendizado.

  16. A EAD é uma forma trazer a educação para todos com a democratização do conhecimento e a realização de sonhos de muitos profissionais que não possuem tempo para assistir aulas presenciais. A educação pela internet promove a capacitação profissional com a mesma qualidade do ensino presencial. Claro que o desempenho depende de cada individuo, cada um é responsável pelo gerenciamento das tarefas e dedicação dada ao curso. No caso do exemplo do artigo, vemos o quanto é possível chegar aos mais altos degraus quando se tem dedicação, determinação e qualidade na tarefa realizada.

  17. Olá pessoal,
    Em resposta ao texto, EAD requer muita disciplina e método de estudo para adequar essa vida corrida que levamos.
    O colega em questão foi bastante vitorioso.Acredito que o segredo é não deixar acumular conteúdos, traçar metas e objetivos para alcançarmos este resultado expressivo.
    O aluno que se propõe a fazer EAD ,ele tem que assumir um compromisso com sua própria aprendizagem.

  18. Mais uma vez o ensino a distancia mostrando seu valor e deixando provas de quem quer corre a traz seja a distancia ou a freqüentada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: